sábado, 28 de junho de 2008

Como Preparar o Baralho Cigano Para o Jogo

Energização do Baralho

Ande com o Baralho Cigano no mínimo 7 dias e durma com ele, leve-o para onde for, embara-lhe-o algumas vezes, passando a sua energia. Depois energize-o.
Há várias maneiras de energizar as Cartas, ensino a que aprendi e utilizo até hoje.
Plastificar e lavar na água do mar. Com um pano virgem branco retangular, coloca-se as cartas em forma de leque no sol, por 2 horas no mínimo. Já no altar, em posição normal espalha-se as cartas, ainda no pano branco, com um cristal de pirâmide do lado direito com incenso de madeira. Do lado esquerdo das cartas outro cristal de pirâmide com incenso de ópio. Na taça oferecer uma bebida licorosa ou vinho rose com uma vela verde para cigana. Para o cigano oferecer anis ou vinho tinto com a vela azul.
Fazer a oferenda de frutas para os ciganos em um tacho de cobre ou cesto de palha.Oferenda para Cigana: Frutas femininas, bebidas licorosas ou vinho rose, cigarro filtro branco, flores, velas de qualquer cor. Oferenda para o Cigano: Frutas masculinas, vinho tinto ou licor de anis, cigarro filtro escuro, velas de cores masculinas ou branca.
Peça a Cigana Mamiori intuição.


Imantação do Baralho:

Um tacho de cobre com:
Lentilha
Ametista
Citrino
Quartzo Branco
7 Folhas de louro
Pau de Canela
Deixar o Baralho até ser usado novamente.


Oração para Consagração do Baralho

Salve Mamiori, cigana da intuição!
Salve Santa Sara Kali, rainha cigana!
Salve água, terra, fogo e ar!
Estou neste momento tornando meu trabalho sagrado, dele só quero a verdade e a vidência. Prometendo usar minha intuição sempre para o bem e para a verdade.
Na chama desta vela, eu firmo meu juramento (estender as mãos nas velas), na fumaça do incenso eu abro o meu 3º olho(colocar as mãos no incenso e depois no 3°olho), com a água eu limpo meu baralho das forças negativas (jogar um pouco de água no baralho), com a terra meus caminhos estão abertos para ajudar aqueles que venham me procurar.
Este é o pacto que firmo com o meu povo cigano!
Assim Seja!

quinta-feira, 26 de junho de 2008

Altar Cigano

Material necessário para montar seu altar cigano:

Um casal cigano
Santa Sara
Tacho de Cobre ou Cesto de Vime
Taça com água mineral ou filtrada
7 cristais claros
Conchas
Baralho Cigano
Porta Incenso
Castiçal
Punhal, lavado na água do mar e secado sozinho
5 Moedas Antigas
Lenço ou toalha estampada
Perfume
Saia
Objetos pessoais de sua cigana
Opcional: Pandeiro com fitas coloridas, castanholas e bijuterias em geral.

quarta-feira, 25 de junho de 2008

Maneira Como as Ciganas Deitam as Cartas

A mesa onde uma cigana deita as cartas para ler a sorte está sempre preparada, pronta para ser usada a qualquer momento caso ela queira. Ela não é desmontada como costumamos a ver nos espaços esotéricos. Contudo a cigana quando não está lendo a sorte tem o costume de “fechar” sua mesa, ou seja, as velas são apagadas, à água jogada em água corrente, as cartas envoltas em lenços de seda e guardadas em pequenos cofres junto com objetos de sorte como amuletos, talismãs e jóias. Em seguida a mesa é coberta por uma fina toalha, resguardando dos olhares curiosos. Os ciganos não tocam na mesa de uma cigana sabem que é proibido e respeitam porque entendem que a mesa e os apretechos quase como sagrados, e um cigano não desafia outro cigano, a respeito de assuntos espirituais, pois nunca se sabe qual dos dois possui poder maior ou mais eficiente.

Para as ciganas que andam a ler a sorte pelas ruas, as vezes, descalças por 7 anos (Gau), elas levam as Cartas Ciganas na bolsa cigana. Se for mulher casada abre as cartas em cima do avental cigano. Se for moça solteira, virgem, abrem em cima da saia cigana. As ciganas deverão usar os métodos que lhe foram passados ao serem iniciadas. Assim como eu tive a revelação do nome da minha entidade, e de como utilizar as cartas na arte adivinhatórias, cada uma das ciganas tem o livre-arbítrio para usar o método que lhes foi ensinado, mesclado ou não com o meu, ou com o que seu guia espiritual determinou.

Para a mulher não cigana abrir as cartas em cima de um lenço, de preferência nunca cor escura; quanto mais colorido e estampado melhor será. O lenço pode ser substituído por uma toalha branca.

terça-feira, 24 de junho de 2008

Grupos ou Clãs Ciganos

Os ciganos não aceitam a palavra tribo para denominar seus grupos, pois não possuem chefes equivalentes aos caciques indígenas no qual está centrado o poder. Cada grupo é liderado pelo conjunto dos homens mais velhos e também dos idosos vistos como sábios e dignos do mais alto respeito e consideração.

Grupo Kalon
Fixaram residência principalmente na Espanha e Portugal, onde sofreram sérias perseguições. Paises católicos e conservadores proibiram os ciganos de falar seu idioma, usar suas vestes típicas e realizar festas e cerimônias segundo suas tradições. Dizem que os Kalons originaram no antigo Egito.

Grupo Moldovano
De pele mais clara e olhos azuis, este grupo originou-se em terras da Rússia. Por causa do frio mal se conhecia sua origem cigana nas vestes.

Grupo Hoharanó
Surgiram em terras turcas e se destacaram como grandes criadores de cavalos.

Grupo Kalderash e Matchuiya
São originários da Romênia e da antiga Iuguslávia. O canto, a dança e o artesanato do cobre são as principais ocupações destes clãs.

Origem do Povo Cigano

O povo cigano não tem até os dias de hoje uma linguagem escrita, fica quase impossível definir sua verdadeira origem, assim como, fazer um estudo histórico, desde os seus primórdios, com um número suficiente de dados, para garantir a autenticidade. Portanto, tudo que se disser sobre a origem do povo cigano será baseado em conjecturas, similaridades ou suposições.

A hipótese mais aceita é que o povo cigano teve seu berço na civilização da Índia antiga, num tempo que também se supõe como muito antigo talvez dois ou três milênios, antes de Cristo. Os pesquisadores e estudiosos compararam o sânscrito, que era o idioma usado na linguagem escrita e falado na Índia, um dos mais antigos idiomas do mundo, com o idioma falado pelos ciganos e encontraram muitas palavras com o mesmo significado, daí ter sido levado a concluir que o povo cigano se originou da Índia.

Fortalece essa hipótese com a aparência dos ciganos, como tez morena, comum aos hindus e ciganos, gostos por roupas vistosas e coloridas, e princípios religiosos como a crença na reencarnação e na existência de um Deus pai absoluto.

Tanto para o hindu como para o cigano possuem sentimentos muitos fortes sobre a religião, as leis divinas, sua execução, procedimentos, infrações como resultantes conseqüentes.

Outro fato que chama a atenção é a santa por quem nutrem o mais devotado amor e respeito, chamada Santa Sara Kali. Para o Povo hindu, Kali é venerada como uma deusa, que considera Mãe Universal, a Sombra da Morte. As duas têm pele negra. E força destruidora de negatividade e os maléficos que possam atingir seu povo.

O gosto pela dança e a função ritualística da mesa em várias situações, a forma recatada das mulheres não expondo o corpo, são similaridades entre os dois povos.

segunda-feira, 23 de junho de 2008

O Baralho Petit Lenormand

Criado por volta do ano de 1800, composto de 36 cartas com imagens e naipes.

Foi criado por Marie-Anne Adélaide Lenormand, uma francesa muito evoluída com conhecimentos em astrologia, mitologia, cabala, tarô, numerologia, alquimia e no estudo das flores. Nos seus 71 anos de idade ficou famosa pelas previsões que fez às figuras ilustres da época como Jean Paul Marat, Napoleão Bonaparte, sua esposa e outros.

Por algum motivo desconhecido, o material escrito e os baralhos criados por Mlle. Lenormand desapareceram temporariamente após sua morte, em 1843. Acredita-se que grupos ciganos por volta de 1893, recuperaram os manuscritos.

domingo, 22 de junho de 2008

Os Sete Mandamentos da Cartomante

1 – Fazer das cartas não somente um oráculo, mas um meio de ajudar o próximo.
2 – Manter a Fé e a Esperança no coração de seu consulente.
3 – Respeitar todas as crenças e religiões, porque todos os caminhos levam a Deus.
4 – Não fazer de suas Cartas instrumento de brincadeira, muito menos emprestá-las a alguém.
5 – Não se importar quanto tempo levará a consulta; importar-se, sim, em deixar o consulente sair com a alma e a esperança resgatada.
6 – Mostrar ao consulente os caminhos indicados pelas Cartas, mas deixar que ele faça a sua própria escolha. Tendo cautela com as palavras, para não ter a responsabilidade de desfazer casamentos, amizades e sociedades.
7 – Ter a humildade de agradecer aos dons Divinos, conscientes de que somos apenas um instrumento. Sejamos então um instrumento de paz.

sábado, 21 de junho de 2008

Ser Cigano é respeitar a liberdade, a natureza e acima de tudo a vida. É viver e deixar viver. É ter a lucidez de saber esperar É não esgotar todos os recursos.É preferir morrer com honra, do que viver desonrado. É ter como lema ser feliz. É agradecer as pequeninas coisas da vida. É dignificar seus velhos. É glorificar suas crianças. É respeitar os povos e as coisas que se desconhece. É nunca contestar a Justiça Divina. É acima de tudo amar e respeitar Deus e Seu filho Jesus Cristo, nosso grande Mensageiro.

Rorarni / Mirian Stanescon

Violino Cigano

Violino Cigano

Cigano Vladimir

Era moreno-claro, de olhos e cabelos pretos.

SUAS ROUPAS

Wladimir usava roupas diferentes, conforme a fase da lua.

O detalhe constante nessas roupas é que a calça era sempre da mesma cor do colete de veludo que ele vestia por cima da blusa.

Na Lua cheia ele usava blusão vermelho com colete e calça azul-turquesa; na Lua crescente, blusão branco, colete e calça brancos rebordados com fios de prata;

na Lua nova, blusão azul-turquesa, colete e calça vermelhos rebordados com pedras coloridas; e,

na Lua minguante, blusão branco de mangas compridas, colete e calça marrons e uma faixa branca na cintura.

Em todas as fases da Lua ele usava na cintura uma faixa branca, na qual trazia o seu punhal de prata.

SEUS ADEREÇOS
O lenço que Wladimir usava na cabeça era de cores diferentes, conforme a fase da Lua.
Era azul na Lua cheia, branco no quarto crescente e vermelho na Lua nova.

Na orelha esquerda ele trazia uma argola de ouro e, no pescoço, um cordão de ouro com um medalhão antigo de seu clã.

SUA MAGIA
O Cigano Wladimir aprendeu a tocar violino com seis anos de idade.

Hoje, quando chega à Terra como espírito,pede logo o seu violino e começa a tocar antigas músicas eslavas.

Um detalhe importante: quem tem esse Cigano na aura não precisa saber tocar violino, pois, ao chegar, ele traz a essência da música.

Esse é o mistério de Wladimir.

Retirado do livro “Ciganos do Passado, Espíritos do Presente – Ana da Cigana Natasha- PALLAS EDTORA

Querida Professora de Dança: Samra Sanches

Querida Professora de Dança: Samra Sanches