quarta-feira, 16 de novembro de 2011

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

ERVAS DE CADA ORIXÁ



Oxalá: Tapete de Oxalá (boldo), algodão, arnica da horta, alecrim, folhas e ramos de palmeiras, folhas de laranjeira, hortelã, erva cidreira, rama de leite, malva branca, saião branco, folha da costa, rosa branca, louro, manjerona, manacá, macaça, erva doce;

Oxossi: Alfavaca do campo, jureminha, caiçara, arruda, abre caminho, malva rosa, capeba, peregum, taioba, sabugueiro, jurema, capim limão, acácia, cipó caboclo, goiabeira, erva de passarinho, guaco, guiné, malva do campo, são gonçalinho, Louro, cabelo de milho, eucalipto, manjericão, samambaia;

Ogum: Espada de São Jorge, crista de galo, folhas de mangueira, Taioba, Cipó chumbo, Palmeira de dendezeiro (Mariwo), abre caminho, alfavaquinha, arnica, aroeira, capim limão, carqueja, dandá da costa, erva tostão, eucalipto, jaboticabeira, losna, pau rosa, peregum, porangaba, são gonçalinho, jatobá;

Xangô: Folha da costa, matamba, betis cheiroso, levante, folha de fogo, cerejeira, figueira branca, amoreira, ameixeira, espada de Santa Bárbara, Comigo ninguém pode, cipó mil homens, folhas de café, folha de manga, Guiné, arruda, limoeiro, umbaúba, vence demanda, urucum, pessegueira, pau pereira, para raio, noz moscada, nega mina, mutamba, mulungu, manjericão, malva cheirosa, jaqueira, folha da fortuna, folha da costa, fedegoso, erva tostão, erva de são João, cavalinha;

Iemanjá: Jarrinha, Rama de leite, cana do brejo, betis cheiroso, algas marinhas, alfavaquinha,flores branca de qualquer espécie, aguapé, camélia, folha da costa, jasmim, lagrima de nossa senhora, macaça, malva branca, taioba branca;

Oxum: Folha de vintém, folha da fortuna, malva, dracena, rama de leite, malva rosa, narciso, flores de tonalidade amarela, lírios de toda espécie, margaridas, flor de maio, amor perfeito, madressilva, quioco, oriri, mutamba, melissa, macaça, ipê amarelo, folha da costa, erva de santa Maria, erva de santa luzia, colônia, camomila, assa peixe, aguapé;

Iansã: Erva santa, umbaúba, folhas de bambu, folha de fogo, capeba, perientária, bredo sem espinho, malmequer branco, dormideira, espada de santa bárbara, flores amarelas ou coral, dracena, papoula, gerânio, erva de passarinho, erva tostão, guiné, jaborandi, louro, malva rosa, nega mina, peregum, pinhão roxo;

Nanã: Alfavaca roxa, assa peixe, avenca, cana do brejo, capeba, cedrinho, cipreste, erva de passarinho, jarrinha, manacá, Maria preta, mutamba, quaresmeira, rama de leite;

Omulu/Obaluaê: Zínia, folhas de laranja lima, folhas de milho, barba de velho, vassoura preta, velame, sete sangrias, sabugueiro, musgo, manjerona, mamona, espinheira santa, carobinha do campo, assa peixe;

Exu: Abranda fogo, mamona, carqueja, picão preto, unha de gato, arruda, comigo ninguém pode, arrebenta cavalo, azevinho, bardana, beladona, cactus, cana de açúcar, cansação, catingueira, corredeira, figueira preta, folha da fortuna, garra do diabo, mangueira, pau d’alho, pau santo, pimenta da costa, pinhão roxo, urtiga, chorão;

7 linha: Geralmente usam todas as ervas não existindo uma em especifica. 

terça-feira, 23 de agosto de 2011

ANJOS E ARCANJOS E NOSSAS MISSÕES


ANJOS E ARCANJOS NOSSOS MAIORES AMIGOS


ANJOS

Os anjos são uma extensão de Deus. Ele criou-os para serem um elo especial de ligação entre nós e Ele, para nos servir e assistir. Responder nossas orações é a razão de ser dos Anjos e dos Arcanjos.

Temos dentro de nós uma Centelha Divina que nos permite contatar e pedir auxílio aos anjos.

Desde que, o que se peça não prejudique a ninguém ou que não interfira com seu plano de vida e esteja de acordo com as Leis de Deus.

Os anjos estão literalmente á espera que você lhe atribua tarefas, pois há uma regra que eles raramente quebram, eles não intervêm na nossa vida a menos que se solicite.

Eles ministram as necessidades da humanidade, magnetizando a Luz para as auras dos homens, intensificando sentimentos de Esperança, Fé e Caridade, Honra, Integridade, Coragem, Verdade, Liberdade, Misericórdia, Justiça e todos os aspectos da Mente de Deus. São mensageiros enviados para consolar, proteger, guiar, fortalecer, ensinar, aconselhar e a alertar todos os filhos e filhas do Altíssimo.

Anjos são amor em ação.

Os anjos vivem em estado de êxtase, de alegria. Sua função é agir como intermediário entre o céu e a terra, canalizando energia divina para redistribuir ao homem, nos protegendo e inspirando, favorecendo a Evolução Humana.

Os Entes Angélicos são cheios de amor, bondade, sabedoria e perfeição, e se conectam conosco através do coração. Devemos nos comunicar com nossos Anjos da Guarda e com os Arcanjos através da oração. No qual podemos pedir qualquer coisa que necessitamos, menos algo que possa prejudicar alguém.

As Hostes Angélicas abrangem um tipo de evolução diferente da humanidade, com sua individualidade chamejante e a pureza de sua devoção à divindade e aos Arcanjos sob cujo o comando servem.

Existem Anjos de Cura, de Proteção, do Amor, Consolo e Compaixão, anjos atendendo aos ciclos de nascimento e de morte, Anjos de Olho Onividente de Deus, que empunham a espada chamejante da verdade pra separar o real do irreal.

Eles contêm depósitos de energia de Deus, e quando os invocamos nós recebemos então essa grande quantidade de energia, de Luz. É luz que transmuta a escuridão. As Hostes de Anjos são os nossos maiores amigos. Eles trazem as qualidades de Deus.


ARCANJOS
É um hierarca das Hostes Angélicas, ou seja, tem o posto mais elevado nas ordens dos anjos.

Cada Arcanjo têm seu complemento divino (a sua alma gêmea), uma arqueia, que personificam e expandam a consciência de Deus.

Na Bíblia (Apocalipse 8:2-3) fala-se em sete anjos com sete trombetas que estavam perante Deus. Seguindo no contexto dos Sete Raios, vamos então conhecer os Sete Arcanjos e os seus complementos Divinos.

ARCANJO DE PROTEÇÃO MIGUEL E ARQUÉIA FÉ - COR AZUL - 1º RAIO – TERÇA-FEIRA

ARCANJO DA ILUMINAÇÃO E SABEDORIA JOPHIEL E ARQUÉIA CRISTINA – COR AMARELO – 2º RAIO – DOMINGO

ARCANJO DO AMOR CHAMUEL E ARQUÉIA CARIDADE – COR ROSA – 3º RAIO – SEGUNDA-FEIRA

ARCANJO DA DIREÇÃO DIVINA GABRIEL E ARQUÉIA ESPERANÇA - COR BRANCA – 4º RAIO – SEXTA-FEIRA

ARCANJO DA CURA RAFAEL E ARQUÉIA MÃE MARIA – COR VERDE – 5º RAIO – QUARTA-FEIRA

ARCANJO DA PAZ URIEL E ARQUÉIA AURORA – COR PURPURA DOURADA – 6º RAIO – QUINTA-FEIRA

ARCANJO DA TRANSMUTAÇÃO E ALEGRIA ZADKIEL E AMETISTA – COR VIOLETA – 7ºRAIO - SÁBADO


ARCANJOS E NOSSAS MISSÕES

Os Arcanjos são Anjos graduados com poderes superiores. Eles nos ensinam sobre nossa missão, o ideal que devemos perseguir e trabalhar neste mundo terreno. Eles cuidarão de aplainar as dificuldades, para que tenhamos êxito em nossos caminhos.

Podemos conhecer o nosso Arcanjo pela data de nascimento. Muitas pessoas se identificam com as características dos Arcanjos. Isso se deve que muitos de nós temos a intuição de nossa missão. Intuição que é inspiração de nosso Anjo, Arcanjo e Mestre.

Veja nas datas abaixo qual o seu Arcanjo e invoque-o sempre que precisar de algo mais urgente.

METRATON:06/01 à 13/01; 20/03 à 27/03; 01/06 à 08/06; 13/08 à 20/08; 25/10 à 01/11.
Arcanjo dos Serafins. É o mais próximo de Deus. Governa globalmente todas as forças da criação em benefício dos habitantes da Terra. Representa o poder da abundância e da supremacia. As pessoas que têm o Metraton como Arcanjo geralmente gostam de ler e estudar assuntos esotéricos.
Deus consagrou os Serafins o trabalho de cuidar, purificar e corrigir os nossos corpos etéricos, um passo fundamental para a aceleração da nossa consciência e para o progresso espiritual. Justinius é o capitão das Legiões Seráficas. Sob a sua direção, servem no Altar de Deus, no Grande Sol Central, na chama da Ascensão e no Templo da Ascensão, em Luxor. Seraphis Bey, o Hierarca de Templo da Ascensão e Choan(Senhor) do Quarto Raio, pertenceu originalmente à ordem dos Serafins.

RAZIEL:14/01 à 21/01; 28/03 à 04/04; 09/06 à 16/06; 21/08 à 28/08; 02/11 à 09/11.
Chefe dos Querubins. É o Arcanjo da Sabedoria Divina. Seu nome significa “Segredo de Deus”. Nos inspiram com idéias originais e pensamentos de puro conhecimento e sabedoria. A sua imagem é criança ou jovem. Quanto às pessoas que regem suas datas, elas possuem uma sabedoria sobre os mistérios de Deus, que lhe são apresentadas em intuições. São pessoas que acham que sempre estão certas.
Os Querubins são membros de uma ordem de seres angélicos dedicados à expansão e proteção da chama do Amor. Ligados a essa proteção podemos encontrar imagens de cupidos, ou seja, anjos com aparência de crianças e com arco e flecha.
TSAPHKIEL OU AURIEL: 22/01 à 29/01; 05/04 à 12/04; 17/06 à 24/06; 29/08 à 05/09; 10/11 à 17/11.
Chefe dos Tronos. Anjo da energia criativa. Tem o poder de reconciliar adversário. Diante de uma contradição ou dúvida, ajuda a entender e a escolher o melhor caminho.
TSADKIEL OU URIEL: 30/01 à 06/02; 13/04 à 20/04; 25/06 à 02/07; 06/09 à 13/09; 18/11 à 25/11.
Arcanjo das Dominações. Anjo da Inspiração. É um alquimista que proporciona idéias transformadoras visando à realização dos objetivos. Associado ás artes como a música e literatura. É invocado nas emergências espirituais, restituindo a segurança e o equilíbrio. Peça-lhe orientação quando se sentir fraco e desencorajado. Ajuda a ter prosperidade.

CAMAEL: 07/02 à 14/02; 21/04 à 28/04; 03/07 à 10/07; 14/09 à 21/09; 26/11 à 03/12.
Chefe dos Anjos das Potências. Guardião dos animais. Protege a procriação e a perpetuação das mais diferentes espécies vivas no Universo. Príncipe divino da segurança e da verdade, trabalha incansavelmente para que a justiça e a ordem imperem. Pessoas com proteção deste arcanjo, geralmente, gostam muito de animais.

RAFAEL: 15/02 à 22/02; 29/04 à 06/05; 11/07 à 18/07; 22/09 à 29/09; 04/12 à 11/12.
Chefe das Virtudes. Anjo da Cura. Está encarregado de cura a Terra, e, através dele, a Terra proporciona um abrigo para os seres humanos. Pleno de misericórdia, dirige raios espirituais para hospitais, instituições e lares onde esses raios curativos são necessários. A energia de Rafael é transformadora; ela cura a alma do desespero e da depressão, preenchendo o espaço com amor próprio e virtude.

HANIEL: 23/02 à 02/03; 07/05 à 14/05; 19/07 à 26/07; 30/09 à 07/10; 12/12 à 19/12.
Chefe dos Principados. Do hebraico, glória ou graças de Deus. É invocado contra as forças do mal. Ajuda a resolver todos os problemas do amor. Protege o reino mineral, a fauna e a flora.

MIGUEL: 03/03 à 10/03; 15/05 à 22/05; 27/07 à 03/08; 08/10 à 15/10; 20/12 à 27/12.
Chefe dos Arcanjos. Protetor do Lar. Seu nome é invocado para a coragem, forte defesa e proteção divina. Responsável pela transmissão de mensagens importantes. Elevou-se acima de todas as nações, assumindo a tarefa de ajudar a todos que se sentem deslocados na Terra.

GABRIEL: 11/03 à 18/03; 23/05 à 30/05; 04/08 á 11/08; 16/10 à 23/10; 28/12 à 04/01.
Chefe dos Anjos. Mensageiro de Deus. É transmissor de boas novas e um promotor de mudanças. Anuncia aos seres humanos, qualificados para receber suas mensagens, os importantes deveres do comprometimento espiritual que têm para o benefício da Terra. É encarregado de resgatar todos os seus protegidos na Terra, para após a morte, encaminhá-los aos céus. É o Anjo da Anunciação, da Ressurreição, da Misericórdia e da Verdade. Sua imagem, geralmente com Lírios, simbolizando fertilidade. O Anjo Gabriel, anunciou Mãe Maria a vinda de Jesus.

GÊNIOS DA HUMANIDADE: 05/01, 19/03, 31/05, 12/08 E 24/10
Pessoas nascidas nestes dias, são consideradas uma divindade Kármica, com a missão de guardar a humanidade e após estudar as características de cada Anjo, poderá escolher aquele com o qual melhor se identificar, para ser seu Arcanjo e Anjo Guardião.


Cecília Mª A Thompson
Revisão em 18/06/03.

BIBLIOGRAFIA:

Nunes FRC, Myriam - Anjos - O Despertar da Consciência
Prophet, Elizabeth Clare – Chaves para Seu Progresso Espiritual

















quinta-feira, 14 de julho de 2011

Cigano Do Meu Caminho

Vi o cigano que me proteje dançando com a cigana Carmencita. Ele estava trajando calça preta e blusa branca com babado na frente. Parecia mais um toureiro. Tinha as feições finas, a pele clara e cabelo preto curto. Atrás deles estava o clã, assistindo eles dançando.

Dança do Panô

domingo, 29 de maio de 2011

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Leis, Cores e Vestes Ciganas


Identificados pelo apreço à vestimenta, dentes de ouro, chapéus e botas de boiadeiro, os Calon, assim como os Rom, têm enorme estima pela família e são, diferentemente do que se prega, muito afeitos ao tradicionalismo. Segundo a pesquisa de Teixeira, embora as mulheres possam amamentar publicamente, estão absolutamente proibidas de mostrar acima das pernas. O sexo é basicamente voltado para a reprodução, o erotismo é bastante privado e a virgindade pré-marital é norma.
Como se organizam em pequenos núcleos, os ciganos, embora respondam à constituição nacional, têm leis muito próprias. "Porém não se sabe ao certo como são essas leis. Em casos especiais é chamado um Tribunal Cigano, expressamente proibido para os gadjos", conta Fábio José Dantas de Melo, indicando que nessas reuniões os anciões se encontram por vários dias até encontrar um veredicto. "Há toda uma etiqueta para se convocar um desses tribunais. É exigido de quem convoca que possa garantir alimentação e moradia para aqueles que vêm de longe para a reunião", explica.
Segundo Melo, o preconceito contra aqueles que estão menos inseridos politicamente sempre vai existir, mas ao compreender esses grupos, passa-se a vê-los como pares, vizinhos e cidadãos do país.
Texto adaptado de Julia Dietrich

Preconceito



Os ciganos se sentem perseguidos e coagidos, pois no imaginário brasileiro eles são associados a ladrões, indecentes e vadios. O ciganólogo (especialista no estudo do grupo étnico) e professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) Rodrigo Corrêa Teixeira, em seu trabalho buscou desmistificar essas compreensões. "Como os ciganos não tinham empregos tradicionais e eram nômades, passaram a ser considerados, inclusive pela legislação imperial brasileira, como vadios e tidos como impossíveis de integração", explica.
Sobre o mito de que os ciganos roubam crianças,  o estudo de Teixeira  explica que muitos grupos eram ligados às artes circenses e quando passavam pelas cidadelas, levando seus números de música, dança e mágica, acabavam seduzindo as crianças que decidiam seguir com eles. "As mães, ofendidas, falavam que as crianças tinham sido roubadas pelos ciganos. E a partir desta e outras acepções o imaginário contrário aos ciganos foi se formando", observa.

Violino Cigano

Violino Cigano

Cigano Vladimir

Era moreno-claro, de olhos e cabelos pretos.

SUAS ROUPAS

Wladimir usava roupas diferentes, conforme a fase da lua.

O detalhe constante nessas roupas é que a calça era sempre da mesma cor do colete de veludo que ele vestia por cima da blusa.

Na Lua cheia ele usava blusão vermelho com colete e calça azul-turquesa; na Lua crescente, blusão branco, colete e calça brancos rebordados com fios de prata;

na Lua nova, blusão azul-turquesa, colete e calça vermelhos rebordados com pedras coloridas; e,

na Lua minguante, blusão branco de mangas compridas, colete e calça marrons e uma faixa branca na cintura.

Em todas as fases da Lua ele usava na cintura uma faixa branca, na qual trazia o seu punhal de prata.

SEUS ADEREÇOS
O lenço que Wladimir usava na cabeça era de cores diferentes, conforme a fase da Lua.
Era azul na Lua cheia, branco no quarto crescente e vermelho na Lua nova.

Na orelha esquerda ele trazia uma argola de ouro e, no pescoço, um cordão de ouro com um medalhão antigo de seu clã.

SUA MAGIA
O Cigano Wladimir aprendeu a tocar violino com seis anos de idade.

Hoje, quando chega à Terra como espírito,pede logo o seu violino e começa a tocar antigas músicas eslavas.

Um detalhe importante: quem tem esse Cigano na aura não precisa saber tocar violino, pois, ao chegar, ele traz a essência da música.

Esse é o mistério de Wladimir.

Retirado do livro “Ciganos do Passado, Espíritos do Presente – Ana da Cigana Natasha- PALLAS EDTORA

Querida Professora de Dança: Samra Sanches

Querida Professora de Dança: Samra Sanches