O que torna a sociedade de castas estática, sem mobilidade.
As castas são definidas de acordo com a posição social que determinadas famílias ocupam. Estabelecendo assim uma hierarquia social caracterizada por privilégios e deveres.
Esse sistema tem como principal característica a segregação social, determinando a função das pessoas dentro da sociedade indiana. Tal segregação resulta na desigualdade social. Esta, que é explicada pelo fato de um indivíduo não poder ascender para uma casta superior.
Apesar do governo não admitir, pois afirma que a lei proíbe a divisão social em castas, na prática a verdade é que esse sistema está presente em toda a sociedade.
Logo abaixo os kshatriyas (políticos e militares) que se autodenominaram os braços de Deus;
Abaixo os vayshias (agricultores e comerciantes) que se autodenominaram as coxas e pernas de Deus;
Abaixo os shudras (camponeses, operários e artesãos) que se autodenominaram os pés de Deus;
Abaixo os dalit e ou pariahs ( os que realizavam trabalhos desprezíveis, como a limpeza de esgotos, o recolhimento do lixo e o funeral dos mortos – que após o êxodo passaram a ser denominados como ciganos) que eram denominados pelos membros de outras castas como “o pó debaixo dos pés de Deus”.
Sinte, Calon, Manush, Calderash, Lovara, Machuaia, Xoraxane etc. Todos nós reconhecemos uma origem comum e identidade básica que chamamos de "Rroma". Criando desta feita uma dicotomia com os não ciganos.
A autodenominação do grupo que faço parte, por exemplo, Sinte é usada por membros de um grupo de ciganos, cujo maior número ainda vive na Alemanha. Conseqüentemente, a denominação dada por membros de outros grupo ao cigano que vive na Alemanha é Sinte. Mas é importante esclarecer que existem subgrupos do Sinte: o Sinte Piemontekari ( que vivem no norte da Itália),o Sinte Valshtike ( que vivem ao sul da França), o Sinte Gachkane (que vivem no norte da Alemanha).
Portanto,Rromé a autodenominação que a maioria dos ciganos utiliza, no mundo, quando quer se rotular em condições étnicas. Etimologicamente, a autodenominaçãoRromestá vinculada com o nomeDomque por metaplasmo passou a ter este somRrom. Hoje, numerosos indivíduos da casta indiana Dalitii, espalham-se pelo norte da Índia e são rotulados deDom.
Durante a dinastia Gupta nossos mais remotos antepassados perderam o poder e posição, ou seja, perderam o estado étnico original e tornaram-se uma casta indiana. E é obvio que os vencedores consideraram esses que eles derrotaram como inferiores.
Os antepassados dosDompertenceram à população pré-ariana da Índia que eles habitaram antes dos arianos invadirem a Índia em 1500 AC. Naquele momento, oDomnão usava ainda o termoDompara se autodenominar , mas o termo caracterizava o tipo físico, a cultura e a religião.
Onde e quando nossos antepassados partiram da Índia realizando o grande êxodo ainda é uma pergunta em aberto. O cigano e estudioso da nossa origem Dr Ian Hancock, professor em Universidade de Texas em Austin, E.U.A., defende que nossos antepassados lutaram contra guerreiros árabes que conquistaram a Índia do oitavo para o décimo primeiro século. O pior destes invasores foi Muhammad Ghaznavi (11º século), que invadiu e saqueou a Índia vinte e uma vezes. E foi justamente naquele momento que nossos antepassados deixaram em um grande êxodo a Índia. Na opinião de Hancock, nossos antepassados eram uma população misturada composta de " Rajputs " (uma casta alta de guerreiros) e osDom. E isso se torna provável, pois é indiscutível que os exércitos precisavam de músicos como também de ferreiros e negociantes que poderiam adquirir bestas de fardo - cavalos e bois. E essas profissões eram praticadas pelos membros da casta deDom.
Djambazaum subgrupoRromde ciganos que viviam do comércio de cavalos nas regiões dos Bálcãs e da Turquia.
Seliyerium subgrupoRromde ciganos originários do Irã que ainda hoje vive da fabricação e comércio de caldeirões e pentes.
Leia mais:http://www.embaixadacigana.com.br/cultura_identidade.htm#ixzz2WhsOCuQS
Under Creative Commons License:Attribution